A Julia Caperucci me contou que sua professora - de química creio eu - havia lhe ensinado a fazer churrasco na panela de pressão e que ficava muito bom e parecido com o de churrasqueira.
A grande vantagem é que é bem mais rápido e faz menos sujeira.
Resolvi fazer uma vez para conferir se era verdade.
Ela tinha razão. Fica muito gostoso e a carne bastante macia.
Fui conferir na internet e vi que a Ana Maria Braga também ensinou a fazer churrasco na panela de pressão em seu programa.
Deixo aqui a receita para quem quiser experimentar fazer em sua casa:
Coloque alecrim sobre o carvão
Embrulhe em um papel alumínio uns 5 ou 6 pedaços pequenos de carvão. Mais ou menos do tamanho de uma caixa de fósforos. Antes de embrulhá-los, coloque junto com o carvão algumas ervas de cheiro e temperos que preferir. Eu costumo por louro, alecrim, alho desidratado, manjericão, salsa. Mas isso é opcional. Se não quiser, deixe apenas o carvão. Após embrulhar o carvão coloque-o no fundo da panela de pressão, bem ao centro dela. Faça com o garfo alguns furinhos no papel alumínio. Oito furinhos bastam. Pegue a carne de vaca, de frango e linguiça que você vai usar.
Após 20min na pressão está pronto
As carnes devem ser temperadas com temperos secos (tem um que vem pronto) ou apenas sal grosso. A linguiça e o frango você procure acondicionar no fundo da panela ou encostadas na lateral. Assim ficaram tostadas. Já a carne de vaca, coloque sobre o carvão. Sobrando espaço, coloque umas batas inteiras ou cebolas inteiras. Tampe a panela de pressão e leve ao fogo. Após começar sair pressão marque, vinte minutos e desligue. Retire a pressão da panela e a abra, para a carne não cozinhar. Seu churrasco está pronto.
Se você fizer está sugestão do BdR, publique aqui seu comentário e conte como ficou e se gostou ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário